Rua Caiapós nº 609 Jardim Mauá - Novo Hamburgo              Email: gentemoleque@gentemoleque.com

Tel: (51) 3595.4489

Moleque Leitor


Objetivo: 

Criar um momento especial para os contos Infantis, despertando nas crianças o interesse e o hábito de ler.

Justificativa:

O presente Projeto de Leitura tem a finalidade de colocar as crianças da Escola de Educação Infantil Gente Moleque de 0 a 6 anos, em meio a questões de leitura e escrita através do uso de histórias. Quando se fala em histórias aqui se deixa claro que são todas as formas de textos, desde que há criança entenda o que o professor esteja oportunizando-os naquele momento..

Hoje em dia poucas crianças têm o privilégio de ouvir histórias em casa, contadas pelos pais ou familiares próximos, devido às atividades corriqueiras que a sociedade exige. Então, cabe a escola promover este papel de incentivar esse hábito.

Desejando para nossas crianças um futuro com muita leitura e com lembranças de inúmeras histórias, que aconteceram na infância, queremos que nossos pequenos moleques tenham essas recordações guardadas para a vida toda.

Procedimentos: 

 

O Projeto Moleque Leitor da Escola, está vinculado a uma das principais atividades do cotidiano da Educação Infantil-as inúmeras Histórias narradas pelas professoras. 

A proposta da escola é acrescentar no planejamento uma Hora do Conto mensal de forma diferenciada, onde um dos professores organizará o material e fará a “contação” . Também, as crianças podem colaborar trazendo de suas casas livros para compartilharem com os colegas e professoras e até se caso desejarem deixá-los para a Bilbiloteca da Escola, como lembrança.

Cada Educador também ficará responsável em explorar o assunto com a sua turma, para sintetizar os encantos e desencantos do tema, após o encontro, utilizando-se de recursos como: desenhos, questionamentos, recontar a história coletivamente, dramatizar...Assim são levados a fazer reflexões sobre as intenções do autor, recontar a história coletivamente , dramatizar...Assim são levados a fazer reflexões sobre as intenções do autor.